Vidros refletivos: o que são e por que usar no meu projeto

Vidros refletivos: o que são e por que usar no meu projeto

Talvez você não conheça pelo nome, mas certamente já viu por aí vidros refletivos em fachadas comerciais ou residenciais. São aqueles vidros que parecem espelhos, ou seja, que você consegue ver o reflexo da paisagem que os circunda ou até mesmo seu próprio reflexo se chegar mais perto — a depender do nível de refletividade.


Eles estão super em alta nas construções modernas e vêm sendo bastante utilizados por contar com benefícios que vão muito além da sua estética diferenciada e design inovador. Eles são multifuncionais e ajudam a inibir a incidência dos raios UV.


Neste artigo, vamos mostrar o que diferencia os vidros refletivos dos comuns, quais suas principais características e vantagens e por que eles podem ser ideais para o seu projeto.


O que são os vidros refletivos?


Os vidros refletivos têm outras terminologias no mercado: vidros espelhados ou vidros de controle solar. O que os diferencia do vidro comum é a aplicação de uma camada metalizada em uma das faces — seja durante o processo de fabricação (pirolítico) ou em lâminas de float que já foram fabricadas (método de câmara a vácuo).


É essa combinação de óxidos metálicos na superfície que faz com que o material reaja de maneira diferenciada e seja um dos grandes aliados da eficiência energética e do conforto térmico e luminoso.  


O que acontece quando os raios do sol atingem o vidro de controle solar?


> Mais absorção: ele absorve muito mais calor para que a parte interna não esquente. Funciona como uma barreira.

> Mais transmissão: ele tem o poder de transmitir esse calor absorvido não para o interior, mas para a parte externa.

> Mais reflexão: ele reflete grande parte da luz natural para deixar o ambiente interno mais agradável.


É por causa dessas características que os benefícios do vidro refletivo vão muito além da sua beleza de alta categoria.


As vantagens dos vidros refletivos


Os vidros refletivos são um excelente isolante térmico: reduzem até 70% da temperatura interna do ambiente, inclusive nos dias mais quentes — o que é uma grande vantagem para quem trabalha ou reside em prédios vidros espelhados.


Em consequência, trazem economia de energia tanto no uso de ar-condicionado quanto na racionalização de luz elétrica. Mas as vantagens não param por aí.


Os vidros refletivos garantem maior privacidade e possuem alta performance no controle da intensidade de luz. Quando são laminados, podem bloquear até 99% dos raios UV


Além disso, levam uma imagem de elegância e sofisticação aos imóveis, podendo vir nas mais diversas cores: azul, verde, cinza, bronze ou dourado.


Quais são os locais mais indicados para uso de vidros refletivos?


Como os vidros refletivos são capazes de diminuir o calor de dentro do ambiente, locais onde há maior incidência de raios solares são os mais indicados. Eles podem ser usados em:


  • Fachadas;

  • Coberturas;

  • Portas;

  • Janelas;

  • Sacadas;

  • Varandas;

  • Box de banheiro;

  • Aplicações em madeira, peças decorativas, etc.


O vidro refletivo é ideal para quem busca por interação entre os cômodos e paisagem natural do lado de fora sem o desconforto das altas temperaturas e dos raios UV incidindo diretamente. É perfeito para quem busca privacidade, segurança, economia e conforto.


A Shine Windows pode ajudar você a escolher a combinação que tem melhor desempenho para o seu imóvel residencial ou comercial. Fale com a gente!

Shine Windows
Shine Windows

Especializada em portas e janelas de PVC a Shine Windows vem atuando no segmento de esquadrias para construção civil desde 2002.

Encontre o representante mais próximo Veja onde comprar