Ciclo de vida do PVC: conheça esse material sustentável

Ciclo de vida do PVC: conheça esse material sustentável
Há muitos anos, o homem busca por um modelo de desenvolvimento mais sustentável. Nesse sentido, um dos grandes desafios é encontrar produtos e matérias-primas de baixo impacto ambiental para atender suas necessidades. Pelo fato do PVC ser um polímero versátil e seguro, ele se destaca nesses quesitos.

Ao analisar o ciclo de vida do PVC, podemos comprovar o quanto esse material se sobressai quando o assunto é sustentabilidade. Além disso, trata-se de um produto com outros diferenciais, como o custo-benefício e a durabilidade.

Por isso, ele ganha cada vez mais espaço em diferentes mercados. Neste post, separamos algumas informações importantes para você entender melhor as vantagens do PVC. Então, continue a leitura!

O que é o PVC?

O PVC é um plástico que se diferencia dos demais por depender menos do petróleo em sua composição. O policloreto de polivinila — nome completo do PVC — é composto por 57% de cloro e apenas 43% de etileno.

Entre os seus diferenciais estão a resistência e a durabilidade. Além disso, trata-se de um composto 100% reciclável, tanto por processos químicos quanto mecânicos. 

Ele também tem versatilidade. Desse modo, o PVC pode ser aplicado tanto em projetos residenciais, quanto comerciais e industriais. Ele permite, ainda, a substituição de forma benéfica, de materiais como madeira, borracha, alumínio, cerâmica, entre outros.

Como é o ciclo de vida do PVC?

Sem dúvida, uma forma segura de avaliar o desempenho ambiental de um componente é analisando seu ciclo de vida. Isso porque conseguimos verificar seu impacto, desde a sua concepção até o seu descarte ou reaproveitamento.

O ciclo de vida do PVC é longo. Por isso, alguns produtos podem durar muitos anos. Segundo o Instituto Brasileiro do PVC (IBPVC) , 70% do que é produzido com ele dura entre 15 anos e 100 anos. Além disso, suas propriedades fazem dele uma ótima opção em aplicações industriais.

No caso específico das janelas de PVC, o ciclo de vida do produto mostra resultados consideravelmente melhores em comparação ao alumínio. Um estudo elaborado pelo IBPVC revelou que o policloreto de polivinila se mostra superior em 10 das 11 diretrizes ambientais analisadas.

Em comparação com o alumínio, o PVC consome três vezes menos recursos naturais, e é duas vezes menos tóxico. Além disso, emite duas vezes menos resíduos sólidos, efluentes e poluentes na atmosfera.

Quais as vantagens de se usar PVC?

Por suas características, o PVC garante diversos benefícios quando utilizado em substituição a outros materiais. Confira algumas das suas vantagens!

Durabilidade

O PVC é resistente a intempéries, a choques e a ação de fungos e bactérias. Portanto, um produto de PVC pode ser utilizado por décadas sem alterar suas características. Além da durabilidade, também garante conforto acústico.

Ambientalmente correto

O consumo de energia na produção do PVC é reduzido. Além disso, ele é 100% reciclável e  auto-extinguível, ou seja, não agride a natureza e não propaga fogo.

Fácil manutenção

O PVC é um material liso, que não absorve sujeira ou poeira. Consequentemente, sua limpeza é simples — água e sabão são o suficiente.

Custo-benefício

Mesmo quando comparado com materiais mais baratos, o custo-benefício do PVC é mais vantajoso. Além de sua maior durabilidade, ele também tem menor custo de manutenção.

Como você pode ver, tanto do ponto de vista da sustentabilidade, quanto por suas aplicações no dia a dia, o PVC é um material extremamente eficiente.

Gostou deste post e quer conhecer de perto a versatilidade do PVC? Então, veja nossa linha de produtos inovadores e suas diferentes aplicações!

Shine Windows
Shine Windows

Especializada em portas e janelas de PVC a Shine Windows vem atuando no segmento de esquadrias para construção civil desde 2002.

Encontre o representante mais próximo Veja onde comprar