Esquadrias de PVC e alumínio: quais as diferenças?

Esquadrias de PVC e alumínio: quais as diferenças?

Quem está construindo uma casa – ou reformando – geralmente se questiona quanto ao melhor material para ser usado nas esquadrias: PVC ou alumínio. Para facilitar essa decisão, vamos comparar os dois materiais e, ao final, avaliar qual a melhor opção para seu projeto. 


Então acompanhe agora, neste artigo, as 4 principais semelhanças e diferenças entre o PVC e o alumínio.


  1. Durabilidade

Tanto as esquadrias de PVC quanto as de alumínio possuem alta durabilidade. Isso significa que elas podem chegar a vários e vários anos de uso sem necessidade de manutenção ou troca. 


Para regiões com maresia, os perfis de PVC possuem barreiras naturais que impedem a degradação do material, já as esquadrias de alumínio precisam ser anodizadas ou ganharem pintura eletrostática para garantir durabilidade ao metal.


  1. Limpeza

As esquadrias de PVC possuem a vantagem de serem naturais na cor e não riscam. É preciso cuidado maior na limpeza de esquadrias de alumínio pintadas. 


  1. Isolamento térmico

A junta mecânica das esquadrias de alumínio cria frestas no canto dos perfis, o que contribui para a passagem da temperatura externa ao interior do ambiente. Ou seja, o imóvel esquenta ou esfria conforme a mudança do tempo. Já o PVC é um material atérmico, que não sofre com as variações de temperatura.


O material é amplamente usado em países da Europa, justamente por conta das baixas temperaturas, e também demonstra sua eficiência em regiões tropicais – impedindo a transferência de temperatura para o ambiente interno. E isso acontece porque as esquadrias de PVC possuem cantos soldados em termofusão, sem frestas.


Portanto, pensando em isolamento térmico, as esquadrias de PVC são mais eficientes e impactam diretamente na economia na conta de energia elétrica


  1. Isolamento acústico

As esquadrias de PVC possuem paredes internas nos perfis e reforço metálico que garantem maior isolamento acústico. Como seus cantos são soldados, impedem a passagem de som.


Já as esquadrias de alumínio possuem paredes mais finas que as de PVC e seus cantos são unidos por junta mecânica, o que faz com que o som atravesse as frestas. Ou seja, quando a questão é isolamento acústico, os perfis de PVC se mostram melhores alternativas.


Essas são as principais diferenças entre as esquadrias de PVC e alumínio. Mas não podemos negar que, na hora da escolha, o fator preço também acaba sendo decisivo. Realmente os perfis de alumínio são um pouco mais acessíveis, mas é preciso estar atento às vantagens do PVC, como durabilidade, limpeza, isolamento térmico e acústico


Considerando que o PVC proporciona redução de energia elétrica, no longo prazo o investimento se equipara ao do alumínio. Além disso, não há necessidade de manutenção em pintura, já que os perfis são naturais na cor. Entre as esquadrias de PVC e alumínio, as de PVC têm agradado mais aqueles que optaram pelo material.


A Shine Windows tem a missão de atender as necessidades do mercado de esquadrias oferecendo soluções variadas e o que há de mais moderno no setor. Buscamos sempre alinhar os anseios dos clientes a todos os tipos de projetos.


Temos a consciência de que nossos produtos são de ótima qualidade e valorizados pelos nossos clientes. O atendimento é personalizado e cumprimos todos os prazos estabelecidos. O pós-venda efetivo e a assistência técnica permanente fazem nossa marca crescer orgânica e sustentavelmente na comparação entre esquadrias de PVC ou alumínio.


A Shine Windows é uma empresa que mantém seu compromisso com a sustentabilidade. Todos os nossos resíduos produtivos são enviados para reciclagem. 


Conheça melhor as esquadrias de PVC com a Shine Windows antes de tomar sua decisão. Garantimos que você também irá se apaixonar ao comparar as esquadrias de PVC e de alumínio.


Shine Windows
Shine Windows

Especializada em portas e janelas de PVC a Shine Windows vem atuando no segmento de esquadrias para construção civil desde 2002.

Encontre o representante mais próximo Veja onde comprar