5 curiosidades e vantagens do alumínio em esquadrias

5 curiosidades e vantagens do alumínio em esquadrias
Se você está construindo, reformando ou com intenção de trocar as esquadrias do seu imóvel, certamente já ouviu falar sobre o alumínio. 

Esse é um material extremamente vantajoso, com excelente custo-benefício e que se tornou o “queridinho” dos arquitetos, engenheiros, empreiteiros e proprietários de imóveis. Quer saber quais são os motivos para isso? 

Acompanhe esse artigo! Vamos trazer 5 curiosidades e diferenciais do alumínio: do que ele é feito, quais são suas propriedades e muito mais.

1. O alumínio é jovem

O alumínio é um metal produzido a partir de três processos: primeiro vem a mineração da bauxita, depois esse minério é refinado e transformado em alumina e, por último, a alumina é reduzida e passa a ter a forma do alumínio.

Ainda que a bauxita seja um minério amplamente encontrado no Brasil, o alumínio só começou a ser produzido comercialmente há cerca de 150 anos. Nas esquadrias, passou a ser usado nas décadas de 50 e 60. De lá para cá, muita coisa mudou – e ainda há grande potencial para desenvolvimento.


2. O alumínio é leve e resistente

O alumínio é um material extremamente leve. Isso faz com que seu uso seja prático e funcional, ideal para esquadrias. Mas, não se engane: a leveza não é sinônimo de vulnerabilidade.

Ao mesmo tempo em que é leve, o alumínio também é altamente resistente, firme e seguro.  Portas e janelas de alumínio não sofrem desgastes indiscriminados, como ocorre com a madeira e o aço. Elas podem ser submetidas à umidade, secura, calor, frio e raios ultravioleta.

3. O alumínio é durável, não precisa de manutenção

Como o alumínio é resistente a agentes externos, intempéries, ferrugem e corrosão, é um material muito mais durável que o ferro e a madeira, por exemplo. Ele não precisa de manutenção – basta água e detergente para eliminar a sujeira.

Tudo isso faz com que o alumínio seja um dos itens com a maior vida útil em uma obra, com longevidade estimada em mais de 40 anos. É por isso que o alumínio tem um dos melhores custos-benefícios da construção civil. 

4. O alumínio é versátil

Como o alumínio é leve, durável, resistente e tem bom isolamento acústico, atende a todos os tipos de projetos. As esquadrias de alumínio podem ser aplicadas em portas, janelas, painéis, portões e coberturas. Elas reforçam a integração dos ambientes por enfrentar grandes vãos. 

A versatilidade é uma das marcas registradas do alumínio, bem como suas personalização que torna cada projeto exclusivo.

5. O alumínio permite inovações

A versatilidade e leveza do alumínio garantem projetos com design moderno e inovador, com aspecto sofisticado, robusto e minimalista. Os tratamentos como pintura eletrostática e anodização possibilitam esquadrias nas mais variadas cores: pedra, branca, amadeirada, etc.

Além disso, o desenvolvimento de soluções em alumínio é constante, com muita tecnologia agregada. Primeiro vieram as opções com ares de persiana, acompanhadas por controle remoto para regular a luminosidade e acústica do ambiente.

Agora há esquadrias com sensores para detectar pessoas e disparar alarmes de segurança, para detectar fumaça, vento ou chuva e até mesmo para fechar automaticamente. As mecanizações estão cada vez mais modernas – e podemos esperar muito mais.

Qual a melhor esquadria de alumínio para meu projeto?

O Sistema Chroma é uma solução desenvolvida para o segmento de esquadrias de alto padrão em obras verticais e horizontais. Este sistema alia técnicas inteligentes para trazer um acabamento premium aos projetos customizados em diferentes tipos de ambiente.

Desenvolvido para atender esquadrias de grandes vãos, o sistema une estética e funcionalidade através de suas elegantes formas geométricas nos montantes que auxiliam no manuseio das folhas.

Com um sistema de vedação exclusiva, este produto possui grande diferencial em relação ao mercado: possui tripla vedação por perfil com guarnições e fitas de vedação. São 6 vedações centrais que, somadas às 8 vedações dos marcos laterais, proporcionam excelente estanqueidade e isolamento acústico.


Shine Windows
Shine Windows

Especializada em portas e janelas de PVC a Shine Windows vem atuando no segmento de esquadrias para construção civil desde 2002.

Encontre o representante mais próximo Veja onde comprar